Friday, November 28, 2008

Eu fumo diariamente


A lei do tabaco trouxe os fumadores à rua, e trouxe muitos. Só agora me apercebi da quantidade rídicula de pessoas que fumam. Todas as manhãs, quando abandono o comforto da minha casa, deparo-me, não com o ar fresco da manhã, mas com nuvemzinhas de fumo que flutuam na minha direcção. Normalmente, tenho uma pessoa à minha frente, vestida com um fato executivo e gravata a combinar (ou não), com um cigarro entre o indicador e o médio, um gesto muito chique. «Puff, puff» e expira. Expirou e livrou-se do risco do cancro. No entanto, quem é prejudicado é o não-fumador. Inalo o fumo às vezes; geralmente nem respiro quando a nuvem passa por mim. Ou desvio-me. Mas, aí é que está a dificuldade. Como se fosse um video game, salto de uma rampa para a outra e lá está o meu outro inimigo. Ora, não é que o indivíduo que está do outro lado da rampa é também um fumador. Suspiro, cansada de evitar destruir a minha saúde - correcção, de evitar que os outros destruam a minha saúde. Tudo bem que os outros fumem; desde que não me prejudique a mim. Podem se suicidar lentamente, se tiverem essa vontade, desde que não me incluam a mim. Porque eu quero viver. Prova disso? Não fumo.
Saio à rua preocupando-me com a poluição dos carros que inspiro, e agora, adicionalmente, tenho que me preocupar com a poluição dos fumadores.
Se estou contra a lei? Não. Se estou contra os fumadores? Sim. Como resolver o problema? Parar de fumar.
Digam o que quiserem: "...não é fácil. Se fosse, já teria deixado de fumar.", "a minha vida não é controlada por ninguém. Eu fumo se me apetecer."
Tenho a infeliz notícia de lhe informar que a nossa vida é sim controlada - por leis. Não é fácil abandonar um vicío, por isso é que se deve evitá-lo.
Contudo, gostava que um fumador pelo menos pensasse antes de acender o cigarro. Várias pessoas à sua volta podem sofrer de doenças respiratórias (asma, broquite, etc.) - eu incluída no grupo. Será que consegue ficar com a consciência limpa tendo em conta, por ter fumado e expirado o fumo na direcção de outro, que esse mesmo indivíduo pode ter uma paragem respiratória?

4 comments:

Jerónimo said...

=D

Anonymous said...

sou da tua opinião mas felizmente existem alguns fumadores que respeitam os não fumadores e fumam só quando estão sozinhos ou com outros fumadores

Jerónimo said...

Finalmente um texto em português!
Bem, abordaste um tema interessante e que hoje em dia está mais que remoído. No entanto, é preciso lembrar essas pessoas que involuntariamente só fazem mal aos outros... Custará assim tanto deixar de ser egoísta?

Só um reparo... Conforto * =P

Agora só te falta treinares mais. Gostei do texto de opinião, para corrigires eventuais falhas. :)

Anonymous said...

yey a carmen decidiu escrever algo a serio x]

mas concordo. e acho que acima de tudo um fumador é alguém que não se respeita a si próprio.